Curta a nossa página!

Vacinação!!! 19/09/2009. Crianças menores de 5 anos.


POLIOMIELITE
A poliomielite é uma doença causada por um enterovírus, denominado poliovírus (sorotipos 1, 2 e 3). É mais comum em crianças ("paralisia infantil"), mas também ocorre em adultos. A transmissão do poliovírus “selvagem” pode se dar de pessoa a pessoa através de contato fecal-oral, o que é crítico em situações onde as condições sanitárias e de higiene são inadequadas.
Crianças de baixa idade, ainda sem hábitos de higiene desenvolvidos, estão particularmente sob risco. O poliovírus também pode ser disseminado por contaminação fecal de água e alimentos.
RISCOS
O último caso de poliomielite com o vírus selvagem, no Brasil, ocorreu em 1989, e o país recebeu o Certificado de Eliminação da Poliomielite em 12 de dezembro de 1994. No entanto, o risco de reintrodução do poliovírus selvagem em países de onde a doença já foi eliminada, torna mandatária a vigilância continuada dos casos de paralisia flácida e a manutenção dos programas de imunização para a poliomielite, como a vacina, por exemplo.
EM MACEIÓ.
O Dia D contra a Poliomielite será realizada neste sábado, 19, em todo o Brasil. Em Maceió, o personagem Zé Gotinha e sua ‘turminha’ saíram, na tarde desta sexta-feira, 18, pelas ruas da cidade alertando os pais e responsáveis sobre a importância de vacinar as crianças contra a doença, conhecida como paralisia infantil.
A carreata, que contou com a presença do Clube de Jipeiros de Maceió e Arapiraca, teve concentração no Caic do Dique Estrada em destino a praia da Ponta Verde.
"Existe a vigilância para que o vírus não seja introduzido no Brasil, visto que, a doença exista em país de fronteiras. A expectativa é atingir a meta do Ministério da Saúde de vacinar 95% das crianças menores de cinco anos. Em Maceió, esperamos chegar à marca dos 65% dessa população. Para isso, dependemos da conscientização dos pais e responsáveis para que levem as crianças aos postos de atendimento. A vacinação será realizada também nos lugares de difícil acesso", afirmou a coordenadora municipal de vacinação, Juliana Cavalcante.
Para a campanha, que segue até o dia 25, foram disponibilizadas 1.500 salas de vacina e distribuídas 495.700 doses da vacina em todas as unidades de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Folheados