Curta a nossa página!

JOGOS - UMA MANEIRA LÚDICA DE ENSINAR.

Jogos com palitos de fósforos, ou "NIM"


É jogado com palitos (de dente ou de fósforos. Faça três fileiras com os palitos, uma embaixo da outra: uma com três palitos, uma com 5 e a ultima com 7.

Cada jogador tem direito a tirar quantos palitos quiser, mas somente de uma fileira de cada vez. Assim, pode-se tirar um único palito da fileira de 7, ou todos da fileira de 3, ou dois da fileira de 5, passando então a vez ao adversário.

Quem ficar com o último palito, perde o jogo. A disposição dos palitos não é a única existente, existindo variações a respeito. Mas em todas elas, a regra básica é a acima descrita.

Ao iniciar minhas pesquisas sobre jogos, descobri que o jogo acima, possui nome: NIM. E mais: descobri que possui inúmeras implicações matemáticas, como descreve MARTIN GARDNER em seu livro "Divertimentos matemáticos".

Gardner acredita que o jogo tenha origem na China. Esclarece também, que em 1940 foi patenteada nos EUA uma máquina de nome "Nimatron", que se destinava unicamente a jogar Nim. Pasmem: a máquina pesava uma tonelada!

Em 1951 no "Festival Britânico", foi exibido um robô chamado "Nimrod", que servia exclusivamente para jogar Nim...

Do que não é capaz a inventividade humana, tão somente para jogar um joguinho de bar!

Uma variação interessante: faz-se uma fila única com 20 moedas. Cada jogador pode tirar 1, 2 ou 3 moedas, em sua vez. Quem for obrigado a tirar a última moeda, perde o jogo.



Palavras Cruzadas

Não sei a idade deste jogo, mas tenho certeza que é bem antigo. Não é incomum vermos filmes, mesmo bem antigos, em que as pessoas jogam "Palavras Cruzadas". Numa espécie de tabuleiro, os jogadores colocam pequenos quadrados de madeira, com letras, formando palavras. As letras possuem números. Assim, conforme as letras usadas, e a posição destas no tabuleiro, contam-se pontos. Apesar das regras simples, é um bom jogo, especialmente se os adversários tiverem a mesma idade e a mesma formação, a fim de que não haja muita disparidade de conhecimentos. É importante ter-se um dicionário a mão, para resolução de "conflitos".

A versão que eu tenho, é da Xalingo (http://www.xalingo.com.br/), uma tradicional fábrica de brinquedos de madeira, quadros negros e coisas do gênero.



Dominó





Pegue 28 retângulos de madeira, papelão, marfim, plástico, pedra-sabão, dentes de morsa, ossos de baleia, metal, cristal ou outro material qualquer.


Nas metades dos retângulos escreva todas as combinações possíveis de números, entre 0 e 6. Pronto! Você tem nas mãos, um dos jogos mais atraentes e antigos que a humanidade conhece.



O dominó é um daqueles jogos de mesa, que não tem sua origem perfeitamente esclarecida. É conhecido por inúmeros povos e, portanto, tem inúmeras variações.



É jogado por crianças, jovens, adultos e velhos, mulheres, meninas, enfim, todas as pessoas de todas as idades podem se divertir com este jogo milenar.



E mesmo os pequenos, que ainda não sabem ler números, divertem-se, "construindo" com as peças do dominó... E não podemos esquecer também a brincadeira que deu origem a expressão "efeito dominó": colocam-se as peças em pé, uma ao lado da outra. Derrubando-se a primeira, esta empurra a segunda e assim por diante, até que todas as peças caiam.



Quase todos que analisam o jogo de dominós afirmam que deve ser feita uma analogia entre as peças e o lançamento de dois dados: cada metade equivaleria ao resultado de um dos dados.



Alguns autores afirma, também, que originalmente, os dominós devem ter servido como oráculos, utilizados de forma a prever o futuro. Alguns, por fim, vêem nos dominós uma origem "matriarcal", dado ao fato de serem 28 peças, o equivalente aos 28 dias do mês lunar e ao ciclo menstrual feminino. Não aceito porém esta última interpretação, já que existem jogos com mais de 28 peças, como é o caso dos dominós duplo-9 e duplo-12. Mas, obviamente, isto é minha opinião pessoal.


A primeira menção ao jogo de dominó vem da China. Segundo lendas daquele pais, o jogo teria sido inventado por um funcionário do imperador Hui Tsung. Outra remete a invenção do jogo aos anos de 234 a 181 a.C, quando teria vivido Huang Ming, um soldado-herói.



O jogo é conhecido na China como "kwat p´ai", significando "tabletes de osso", sendo que são os dominós mais longos que os dominós atualmente usados no ocidente.



No ocidente, há indícios da existência do jogo no sec. XVIII, quando teria sido introduzido na Inglaterra e Itália. O jogo pode mesmo ter sido introduzido na Itália por Marco Pólo, ou outros viajantes da época.



Mas nem todos concordam, sendo que alguns estudiosos afirmam que o jogo apareceu espontaneamente em diversas parte do globo.


O nome "dominó" teria sua origem na expressão latina Domino gratias (graças a Deus). Isto porque o jogo era comparada a gola das vestes dos sacerdotes, golas estas pretas e brancas. Afirma-se que os religiosos usariam a expressão latina cada vez que faziam uma boa jogada...



Quer saber mais???
Nesse site fala de jogos novos, antigos e achei muito interessante um jogo de uma professora que colaborou mostrando uma foto de um dominó que ela fez. Vale a pena visitar esse site.
http://www.jogos.antigos.nom.br/apres.asp ou clique nos links abaixo que já direciona para o que você está procurando.
JOGOS MODERNOS
JOGOS DE MESA
JOGOS INFANTIS
JOGOS PARA GRUPOS
JOGOS DE RUA
QUEBRA-CABEÇA OU JOGOS SOLITÁRIOS
JOGOS DE TABULEIRO
JOGOS DIVERSOS
JOGOS DE BOTECOS
JOGOS MATEMÁTICOS

Um comentário:

  1. adoro esses joguinhos
    eles são 10
    parabens pelas postagem
    são demais sempre com otimas usgestõessssss
    bjs milllllllll

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Folheados