Curta a nossa página!

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Atividades Passatempo almanaque da Mônica nº 2.













Atividades, Passatempo, jogo dos 7 erros, desenhos para colorir.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Atividades com o alfabeto!!!
























segunda-feira, 28 de setembro de 2009

SEMANA DA CRIANÇA!!! PROJETO CRIANÇA FELIZ!!!

Promova a integração da turma a partir da realização de gincanas e da contrução de brinquedos e lembrancinhas, que servirão, também, para comemorar o Dia das Crianças, em 12 de Outubro.

EIXO TEMÁTICO: Artes Visuais, Matemática, Movimento, Natureza e Sociedade, Linguagem Oral e Escrita e Identidade e Autonomia.
RESPONSÁVEIS: Izildinha Houch Micheski, pedagoga, psicopedagoga e formada nos cursos de extensão "Africanidades", pela Universidade de Brasília e pelo MEC, e de capacitação em LIBRAS, pela Associação Pró-Surdo; Roselaine Cavalheiro de Moraes, pedagoga, jornalista e formada no curso de extensão "Africanidades", pela Universidade de Brasília e pelo MEC; e Selma Russo, artesã e professora de Educação Infantil.
OBJETIVO: Oferecer às crianças uma semana com atividades diferenciadas, que valorizam a interação, a ética, a construção do conhecimento lógico e o gosto pelas manifestações artísticas.
IDADE: a partir de 3 anos.
NÚMERO DE PARTICIPANTES: todos os alunos.

GINCANAS:



SUGESTÕES DE ATIVIDADES

* Divida os alunos em duas equipes e atribua uma cor a cada uma delas. Dê uma bexiga para cada criança e oriente-as a encher os balões de ar até que eles estourem. Também é possível pedir aos alunos para encher as bexigas, amarrar as suas aberturas e sentar-se sobre elas. O grupo no qual todos os integrantes terminarem primeiro vence a dinâmica.

* Oriente os pequenos a percorrer um circuito com as seguintes etapas; Primeiro, um de cada vez, anda por um espaço previamene determinado por você. Depois, viram cambalhota em um colchonete. Em seguida, agacham para passar por baixo de um barbante esticado. Então, chegam a um local onde encontrarão espalhadas diversas garrafas pet sem tampa. As crianças precisam colocar as tampas nos recipientes e deixá-los em pé.

* Prepare um cartaz de papel kraft no qual devem estar escritas ou coladas todas as letras do alfabeto. Disponibilize para os alunos algumas figuras recortadas de revistas, de modo que cada grupo de até cinco integrantes receba a mesma quantidade de recortes. Oriente as crianças a deixar as gravuras com a parte colorida virada para baixo, e uma de cada vez deve pegar um recorte, observar o nome da figura e associar a primeira letra dessa palavra a letra correspondente no cartaz. Depois, ela deve fixar a ilustração junto à letra. Por exemplo, se tiver o desenho de um elefante, precisa colá-lo abaixo do "E".

* Peça antecipadamente para cada aluno trazer para a escola, na data estipulada por você, gravuras de animais e de pessoas. No dia da atividade, separe um pedaço de papel kraft para fazer um cartaz, reservando um lado para os bichos, e, o outro, para as pessoas. Oriente as crianças a identificar o lado correto e, assim colar as figuras nos locais correspondentes.












clique nas imagens para ampliar.
Fonte: Projetos escolares - Educação Infantil. nº 29.

Sugestão de cofre de garrafa pet para o dia das crianças com passo a passo.


Esse retirei do site do professor Sassá. Clique na imagem para ampliar.

domingo, 27 de setembro de 2009

Qual é a utilidade do ditado feito pelo professor?

O ditado é um instrumento que serve bem como uma forma de avaliação. Esporadicamente nas séries iniciais, durante o aprendizado do sistema ortográfico, ele pode funcionar como um mapa de possíveis dificuldades que a classe apresente em relação a um grupo de palavras que tenham sido objeto de estudo. Ainda assim, muitos professores insistem em utilizá-lo como uma estratégia de ensino para trabalhar ortografia e normas gramaticais. No entanto, ditar pequenos textos ou listas de palavras descontextualizadas para os alunos escreverem, fazer a correção coletiva registrando no quadro a forma correta e pedir que corrijam o que erraram é uma dinâmica pouco útil para ensinar regras. Isso porque ela deixa a turma em uma postura passiva, apenas conferindo o que acertou ou errou. Como se pode observar, o foco da atividade é realmente avaliar o que é sabido ou não. Além disso, a prática evidencia o erro e categoriza os alunos entre os que estão "bem" em ortografia e os que estão "mal" e precisam copiar. E a cópia, por sua vez, acaba funcionando como uma punição.
Fonte: Nova escola.

Passo a passo da peteca! A pedidos!!!

Passo-a-Passo da Peteca

OBS.: Em Uma das bases redondas deve-se fazer um furo no meio

1º Risque e corte os moldes no E.V.A

2º Enrole o risco número 1 e introduza-o na base redonda com furo no meio, cole com cola quente os recortes do E.V.A na base na parte de dentro.

3º Cole esta superfície redonda à outra pela borda (somente até a metade)

4º Coloque mais ou menos duas colheres de areia em um balão e amarre-o

5º Introduza o balão na base redonda e, então, feche-a por inteiro

6º Cole o risco número três em volta da parte de cima da peteca fazendo o acabamento.


7º Decore com cola quente, papéis coloridos, E.V.A e outros.
MOLDE















Esse passo a passo retirei da net, não sei quem é o autor ou a autora, pois vários blogs postaram esse passo a passo e não colocaram a origem. Quem souber, me avise... obrigada Joelma Couto.
Postei por alguns pedidos de amigas do blog. Obrigada por todo carinho de vocês.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Folheados