Curta a nossa página!

sábado, 9 de maio de 2009

Língua Portuguesa.

Prática pedagógicaProdução de textos

Projeto Ensino Fundamental I

Reescrita de

histórias conhecidas

Bloco de Conteúdo
Língua Portuguesa

Conteúdo
Escuta e Produção Oral

Objetivos
• Desenvolver a produção de textos em linguagem escrita por meio do ditado para o professor.
• Recuperar os principais elementos da narrativa com base na linguagem que se usa para escrever.

Conteúdo
• Produção de textos orais com base na linguagem escrita de contos.

Anos
1º e 2º.

Tempo estimado
Oito aulas.

Material necessário
Livros Chapeuzinho Vermelho e A Bela Adormecida, folhas para o registro das histórias ditadas pelos alunos, lápis de cor ou canetas coloridas.

Desenvolvimento
• 1ª etapa
Em roda, leia para os alunos o conto Chapeuzinho Vermelho e anuncie que esse texto e A Bela Adormecida serão recontados pelo grupo e ditados para você. Os dois farão parte de um livro que cada um vai ganhar.

• 2ª etapa
Relembre oralmente o conto Chapeuzinho Vermelho e inicie a produção do texto pelos alunos. Registre com exatidão os acontecimentos ditados e em alguns momentos ajude a recuperar a história com base em alguma passagem da narrativa. Por exemplo: “Qual o caminho feito pelo lobo para chegar à casa da vovó antes que a Chapeuzinho Vermelho?” Releia aos poucos os trechos ditados. Solicite ou ofereça alternativas que possam aproximá-los do enredo da história.

• 3ª etapa
Releia o texto produzido pelos estudantes. Diga que ele terá de ficar muito bem escrito, assim como no livro, pois será compartilhado com outras pessoas e todos devem compreendê-lo. Interrogue-os sobre a adequação da narrativa com base nos elementos da linguagem que se usa para escrever. Por exemplo, se o texto produzido contiver muitas marcas de oralidade (como “aí”, “né” e “então”) ou repetição excessiva de palavras, retome o conto que serviu de referência, questionando se é assim que está registrado.

• 4ª Etapa
Apresente o texto produzido pelos alunos em roda. Depois leia A Bela Adormecida para a turma.

• 5ª etapa
Inicie a produção do texto A Bela Adormecida. Siga as mesmas orientações da 2ª e da 3ª etapa.

• 6ª etapa
Discuta com todos as ilustrações que farão parte de cada história e digite os textos, deixando espaços para elas. Garanta uma cópia para cada um.

• 7ª etapa
Cole na contracapa de cada exemplar uma apresentação explicando que os textos foram produzidos pelos alunos com base no ditado para o professor das histórias conhecidas.

• 8ª etapa
Compartilhe as ilustrações e releia as histórias produzidas.

Produto final
Um livro com as histórias reescritas pelo grupo para ser levado para casa.

Avaliação
O que importa não é a memorização, mas a produção do texto, recuperando os principais acontecimentos da narrativa, pautada por elementos da linguagem escrita.

Fonte - Revista Nova Escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Folheados