Curta a nossa página!

A lenda do surgimento da fogueira de São João.

Dizem que Santa Isabel era muito amiga de Nossa Senhora e, por isso, costumavam visitar-se. Uma tarde, Santa Isabel foi à casa de Nossa Senhora e aproveitou para contar-lhe que dentro de algum tempo nasceria seu filho, que se chamaria João Batista.
Nossa Senhora então perguntou:
__ Como poderei saber do nascimento dessa criança?
__ Vou acender uma fogueira bem grande; assim você poderá vê-la de longe e saberá que João nasceu. Mandarei também erguer um mastro com uma boneca sobre ele.
Santa Isabel cumpriu a promessa. Certo dia Nossa Senhora viu ao longe uma fumaceira e depois umas chamas bem vermelhas. Foi à casa de Isabel e encontrou o menino João Batista, que mais tarde seria um dos santos mais importantes da religião católica. Isso se deu no dia 24 de junho.


***


Interpretando o texto:

1. A lenda fala do nascimento de uma criança. Quem era essa criança?

...

2.Em que data aconteceu o fato que está registrado na lenda?

...

3.Quem era a mãe de João Batista, segundo a lenda?

...

4.Como Nossa Senhora ficou sabendo do nascimento de João Batista?

...

5.Você sabe o que é uma lenda? Vamos pesquisar?

...

6.Agora, crie você mesmo uma lenda sobre as festas juninas. Pode ser uma lenda que explique alguma comida típica, o casamento na roça, os enfeites, o costume de soltar balões etc. Solte sua imaginação e dê um título à sua lenda junina!

...

7.E por falar em balões... O que você sabe a respeito do hábito que as pessoas têm de soltar balões nesta época do ano? É um hábito saudável e correto? O que você pode fazer para ajudar a conscientizar essas pessoas do perigo dos balões?

...

8.Pense bem e escreva algumas coisas ruins que podem acontecer quando se solta balões:

...

9.Agora, mãos à obra! Você pode confeccionar um cartaz bem colorido comunicando às pessoas os perigos dos balões e deixando uma mensagem para que evitem esse hábito! Vamos lá?

...

10.Você costuma participar de festas juninas na sua escola, igreja ou cidade? Você gosta das festas? O que mais gosta nelas?

...

11.Imagine que você é o organizador de uma festa junina. Como seria a sua festa? O que teria nela? E o que não teria? Solte a sua imaginação!

...

(Fonte do texto: internet. Questões elaboradas por Liza-espaco educar)


2 comentários:

  1. muito legal essa história vai ajudar mto em um trabalho que eu terei qeu fazer com meu grupo, Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. vai me ajudar bastante obrigoda

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Folheados