Quanto melhor você conhecer seus alunos, mais elementos terá para fazer um planejamento que considere os processos de aprendizagem de cada um deles.
No começo do ano, procure se informar sobre a vida escolar, a família, a saúde e a sociabilidade de cada um. Você pode consultar as fichas dos alunos nos arquivos da escola, conversar com o professor do ano anterior e com os professores de educação física e de arte.
Assim, você vai iniciar o ano letivo com informações relevantes sobre cada aluno: o desenvolvimento, as condições de saúde (sobretudo problemas motores, alérgicos, de visão e audição e os medicamentos adequados para cada caso), as dificuldades de relacionamento, as parcerias de trabalho produtivas e improdutivas, os dramas familiares.
Assim procedendo, você vai organizar sua classe de modo a facilitar o trabalho coletivo. As crianças mais sociáveis, com facilidade para o trabalho coletivo, podem formar parcerias produtivas com as menos sociáveis. As com maior capacidade de concentração devem ficar próximas das dispersivas. Desse modo, as diferenças entre os alunos potencializam as aprendizagens de cada um deles.
Você já fez esse levantamento para este ano?Se não fez está na hora de fazer.
Ah! Não se esqueça da data mais importante para eles: o dia do aniversário! Comemore com emoção, reconhecendo e valorizando cada aluno como alguém muito especial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário