Curta a nossa página!

segunda-feira, 4 de maio de 2009

05 de Junho - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Preservar o meio ambiente é muito importante para que possamos ter um planeta saudável e rico em recursos naturais no futuro.

Vamos aproveitar este dia e listar quantas ações podemos fazer para colaborar na preservação do meio ambiente. Se todo mundo fizer um pouquinho, podemos contribuir um montão para o mundo!

Segue algumas medidas que podemos facilmente tomar em casa e na escola:


Água

  • Escovando os dentes - desligue a água enquanto faz a escovação.
  • Lavando a louça - desligue a água enquanto ensaboa pratos, copos, talheres e panelas.
  • Tomando banho - nada de banhos muito longos e quando estiver se ensaboando, desligue a torneira.

Energia

  • Desligue as luzes - ao sair do seu quarto, sala ou cozinha não esqueça de apagar as luzes.
  • Desligue aparelhos eletrônicos - não deixe a televisão, rádio ou computador ligado caso não esteja sendo utilizado.
  • Ar condicionado - utilize com moderação!
  • Lavando roupa suja - dedique dias da semana para lavar a roupa. Assim você utiliza a máquina de lavar em sua capacidade máxima, economizando energia e água ao mesmo tempo.
  • Passando roupa - também dedique dias da semana para passar roupa. Evitando assim, o liga e desliga.

Lixo

  • Coleta seletiva - tenha uma atitude bacana. Programe a coleta seletiva na sua casa. É muito fácil, basta separar os lixos em: material orgânico, papel, metal, vidro e plástico.

Desta forma, você estará fazendo uma grande contribuição à mãe natureza, já que este material será reciclado, ou seja, será reaproveitado para a fabricação de novos produtos.


Transportes

As emissões de gases emitidos pelos transportes é muito nociva para a nossa atmosfera. Mas podemos tomar algumas atitudes para contribuir na diminuição da emissão de gases.

  • A caminho da escola - Utilizar os transportes coletivos é sempre mais saudável para o planeta. Por isto, quanto mais gente utilizar um mesmo veículo melhor. Se você vai de carro para a escola, que tal combinar um rodízio com os colegas que moram perto! Além de ser uma atitude consciente, você aproveita e faz novos amigos!

Agora, se a sua escola é perto de casa, larga de preguiça e vá a pé! Assim, você estará cuidando da saúde do nosso planeta, e da sua saúde também!

Fonte - Smartids.

5 de Junho, "DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE"


O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho, foi estabelecido em 1972 pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas – ONU, para marcar a abertura da Conferência sobre Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, capital da Suécia. Outra decisão foi à criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, responsável por incentivar a capacidade de agir internacional e nacional para a proteção do meio ambiente no contexto do desenvolvimento sustentável.

Fontes: Portalbonito.com - Viageeturismo.abril.com.

Desde então, como acontece todos os anos estará sendo comemorado o dia mundial do meio ambiente, data extremamente importante para a conservação da natureza. A preocupação com a conservação da natureza vem se acentuando nos dias atuais em função das atividades humanas, as quais têm ocasionado graves problemas de degradação ambiental, a ponto de comprometer, caso não sejam tomadas medidas emergenciais, os recursos naturais, as condições de vida e consequentemente, toda a vida futura no planeta.

O amor à natureza e o desejo de que ela seja preservada ou utilizada racionalmente pelo homem já podem ser observados em todas as regiões do Brasil. O Dia Mundial do Meio Ambiente já está sendo comemorado por várias Cidades, Estados, Instituições de Ensino e Empresas, todos preocupados com o futuro do planeta.

O Estado do Pará tratará do assunto com a promoção de painéis de debates e eventos culturais, mesas redondas, todos voltados para o tema da Semana 'Amazônia em nossas mãos'.

A UFMT promoverá mesas-redondas abordando questões como energia alternativa: biodiesel, águas de Mato Grosso, riscos e desastres climáticos, alterações sócio-ambientais e o clima de Mato Grosso. Participarão dos debates pesquisadores da UFMT e de outras universidades e instituições locais, de outros estados e até de outros países.

Cuiabá irá comemorar o dia do meio ambiente com o plantio de 11 mil árvores.

A cidade de Jardim, Ms, já está promovendo a conscientização através de orientações sobre reciclagem de lixo, palestra educativas sobre procedimentos em relação à exploração florestal, caça e pesca, procedimentos de limpeza das margens dos rios, distribuição folhetos informativos, esclarecimentos na mídia e em escolas, sempre procurando alcançar o maior número de pessoas.

A cidade de Dourados - MS promove a VIII Semana do Meio Ambiente e a XI Eco Dourados. Com o tema "Nossa Amazônia é aqui".

A UCDB irá expor seu serpentário juntamente com palestras sobre os perigos das serpentes e sua importância no equilíbrio do meio ambiente

A cidade de Bauru juntamente com a Semma (Secretaria Municipal do Meio Ambiente) e outras 20 instituições organizaram uma programação especial o plantio de árvores às margens do Rio Batalha e solturas de alevinos serão as primeiras atividades da semana.

Fortaleza,CE irá Distribuir de mudas de plantas florestais e ornamentais, além de farto material de divulgação sobre os cuidados que a população deve ter em relação à preservação ambiental.

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5 de junho, o Grupo Bayer no Brasil preparou uma programação especial para os colaboradores de seu Parque Industrial em Belford Roxo. Durante a Semana do Meio Ambiente, Responsabilidade Social e de Prevenção de Acidentes promovida pela empresa, entre os dias 4 a 6 de junho, serão distribuídos 4 mil sementes de ipê roxo com o objetivo de incentivar o reflorestamento e engajar os colaboradores na luta contra o aquecimento global.

Em Criciúma Santa Catarina haverá trocas de mudas de árvores por alimentos não perecíveis e agasalhos além da exposição de trabalhos desenvolvidos pelas escolas da região, apresentação de danças, musicais, teatro e oficina de brinquedos com materiais recicláveis.

fonte: Mt.gov.com

Varginha,MG promoverá atividades ligadas a conscientização sobre a importância de se preservar a natureza e diminuir o ritmo de degradação ambiental

Uma série de atividades marca a Semana do Meio Ambiente em Recife PE que, este ano, terá como tema um assunto discutido mundialmente: o aquecimento global, além de oficinas de artesanato e materiais reciclados, além de plantar mudas da mata atlântica e conferir uma exposição de orquídeas e bromélias, colméias e mudas de espécies nativas.

Em Vitória,ES acontecerá o II Seminário de Meio Ambiente de Vitória além de oficinas, caminhadas, apresentações musicais e teatrais e visitas monitoradas. Organizadas pelos centros de educação ambiental dos parques, as atividades vão até o dia 15 de junho.

Em Natal,RN serão discutidos temas ligados às mudanças climáticas que estão ocorrendo no mundo e seu reflexo em Natal, incluindo atrações e oficinas artístico-culturais, palestras, exposições, plantio de mudas, entre outras atividades

Aracajú,SE terá palestras, debates, mesa redonda e o lançamento do livro “Direito Fundamental ao Meio Ambiente e Ações Coletivas” do escritor e Promotor de Justiça de São Paulo, Dr. Hamilton Alonso Júnior.

Em Curitiba,PR a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos escolheu o “Aquecimento Global” como tema central das atividades que serão desenvolvidas – de maneira integrada nos 399 municípios do Paraná - em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Em Porto Alegre estará acontecendo a palestra “Ecologia Individual, Social e Ambiental: o Desafio do Amanhã além de passeio ciclístico, caminhada ecológica, shows, oficinas, plantios e homenagens

Em Florianópolis a Fundação do Meio Ambiente (Floram), está oferecendo uma série de atividades, entre elas oficinas de reciclagem, plantio e distribuição de mudas de árvores e caminhadas.

Foz do Iguacú,PR. Para marcar as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a Itaipu Binacional promoveu a Caminhada na Natureza, em Foz do Iguaçu. Paralelamente acontece no Centro de Recepção de Visitantes, a Feira Vida Orgânica, que estará vendendo alimentos orgânicos e artesanato regional

Em Sorocaba o evento contará com cartazes, maquetes e objetos referentes ao ciclo da água, despoluição, a importância da preservação de nascentes e de seu uso racional, desenvolvidos pelas crianças participantes do Clube Ecológico do parque.

Atualmente o chamado desenvolvimento sustentável é o único capaz de propiciar condições de preservar os recursos naturais e condições de vida saudável para as gerações futuras. Para que isto ocorra a educação ambiental tem uma importância extraordinária porque conscientiza e altera os padrões de comportamento do ser humano em relação à natureza.

A natureza é um bem inigualável que precisa ser respeitado em todos os seus aspectos, faça você também a sua parte.

Homenagem da equipe Portal Educação e Sites Associados


Dez Mandamentos Ambientais

Autor: Vilmar Berna
Fonte: 360 graus

Nossa espécie tem usado mais a capacidade de modificar o meio ambiente para piorar as coisas que para melhorar. Agora precisamos fazer o contrário, para nossa própria sobrevivência. Reveja seu dia-a-dia e tome as atitudes ecológicas que julgar mais corretas e adequadas. Não espere que alguém venha fazer isso por você. Faça você mesmo.

1- - Estabeleça princípios ambientalistas
Estabeleça compromissos, padrões ambientais que incluam metas possíveis de serem alcançadas.

2 - Faça uma investigação de recursos e processos
Verifique os recursos utilizados e o resíduo gerado. Confira se há desperdício de matéria-prima e até mesmo de esforço humano. A meta será encontrar meios para reduzir o uso de recursos e o desperdício.



3 - Estabeleça uma política ecológica de compras
Priorize a compra de produtos ambientalmente corretos. Existem certos produtos que não se degradam na natureza. Procure certificar-se, ao comprar estes produtos, de que são biodegradáveis. Procure por produtos que sejam mais duráveis, de melhor qualidade, recicláveis ou que possam ser reutilizáveis. Evite produtos descartáveis não reciclados como canetas, utensílios para consumo de alimentos, copos de papel, etc.

4 - Incentive seus colegas
Fale com todos a sua volta sobre a importância de agirem de forma ambientalmente correta. Sugira e participe de programas de incentivo como a nomeação periódica de um 'campeão ambiental' para aqueles que se destacam na busca de formas alternativas de combate ao desperdício e práticas poluentes.



5 - Não Desperdice
Ajude a implantar e participe da coleta seletiva de lixo. Você estará contribuindo para poupar os recursos naturais, aumentar a vida útil dos depósitos de lixo, diminuir a poluição. Investigue desperdício com energia e água. Localize e repare os vazamentos de torneiras. Desligue lâmpadas e equipamentos quando não estiver utilizando. Mantenha os filtros do sistema de ar-condicionado e ventilação sempre limpos para evitar desperdício de energia elétrica.

Use os dois lados do papel, prefira o e-mail ao invés de imprimir cópias e guarde seus documentos em disquetes, substituindo o uso do papel ao máximo. Promova o uso de transporte alternativo ou solidário, como planejar um rodízio de automóveis para que as pessoas viajem juntas ou para que usem bicicletas, transporte público ou mesmo caminhem para o trabalho. Considere o trabalho à distância, quando apropriado, permitindo que funcionários trabalhem em suas casas pelo menos um dia na semana utilizando correio eletrônico, linhas extras de telefone e outras tecnologias de baixo custo para permitir que os funcionários se comuniquem de suas residências com o trabalho.



6 - Evite Poluir Seu Meio Ambiente
Faça uma avaliação criteriosa e identifique as possibilidades de diminuir o uso de produtos tóxicos. Converse com fornecedores sobre alternativas para a substituição de solventes, tintas e outros produtos tóxicos. Faça um plano de descarte, incluindo até o que não aparenta ser prejudicial como pilhas e baterias, cartuchos de tintas de impressoras, etc. Faça a regulagem do motor dos veículos regularmente e mantenha a pressão dos pneus nos níveis recomendáveis. Assegure-se que o óleo dos veículos está sendo descartado da maneira correta pelos mecânicos.



7 – Evite riscos
Verifique cuidadosamente todas as possibilidades de riscos de acidentes ambientais e tome a iniciativa ou participe do esforço para minimizar seus efeitos. Não espere acontecer um problema para só aí se preparar para resolver. Participe de treinamentos e da preparação para emergências.

8 - Anote seus resultados
Registre cuidadosamente suas metas ambientais e os resultados alcançados. Isso ajuda não só que você se mantenha estimulado como permite avaliar as vantagens das medidas ambientais adotadas.



9 – Comunique-se
No caso de problemas que possam prejudicar seu vizinho ou outras pessoas, tome a iniciativa de informar em tempo hábil para que possam minimizar prejuízos. Busque manter uma atitude de diálogo com o outro.

10 - Arranje tempo para o trabalho voluntário
Não adianta você ficar só estudando e conhecendo mais sobre a natureza. É preciso combinar estudo e reflexão com ação. Considere a possibilidade de dedicar uma parte do seu tempo, habilidade e talento para o trabalho voluntário ambiental a fim de fazer a diferença dando uma contribuição concreta e efetiva para a melhoria da vida do planeta. Você pode, por exemplo, cuidar de uma árvore, organizar e participar de mutirões ecológicos de limpeza e recuperação de ecossistemas e áreas de preservação degradados, resgatar e recuperar animais atingidos por acidentes ecológicos ou mesmo abandonados na rua, redigir um projeto que permita obter recursos para a manutenção de um parque ou mesmo para viabilizar uma solução para problema ambiental, fazer palestras em escolas, etc.

Um comentário:

  1. Olá! Gostei muito legal seu blog....muita informação educativa...parabéns continue está ótimo.....Boa sorte
    Professora :Fernanda

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Folheados