Curta a nossa página!

Curso de Formação - literatura infantil na escola.

Formação – 05/05/2009 – Literatura na Escola.

Minha formação teve inicio no dia 05/05, tive uma ótima receptividade por parte do todos. A formadora Mirian é uma ótima pessoa, gostei muito deste primeiro dia.
Iniciamos com uma Dança circular (KOS – GRÉCIA).
Dança circular:
Mãos: Em x ou v.
Dança feita na ilha grega de Cós, pelas famílias dos pescadores, que ao vê-los chegar são e salvos de uma pescaria perigosa, corriam para lhes desejar as boas vindas.
Mãos dadas, com braços cruzados a frente do corpo, com direito sobre o esquerdo, formando cada pessoa um elo de uma espiral – símbolo de força, unidade eternidade. Esta dança também era feita pelos cavaleiros templários durante as cruzados.
Parte 1 – Eu me apresento e te saúdo.
Parte 2 – Eu te considero, te dou espaço enquanto ocupo o meu espaço.
Parte 3 – Eu sigo meu caminho.
Fonte: Workshop de Danças Circulares – Outubro de 2006 – Focalizadora: Noemi Loureiro. (depois posto a música para quem tiver interesse).
Em seguida Fizemos uma leitura de Pablo Neruda... Morre lentamente...
clique na imagem para ampliar.
Após discussão fizemos com jornal um chapéu e uma luneta para descobrirmos os tesouros que tínhamos em nosso espaço da sala. Depois de descobertos todos os nossos tesouros: Nós, a música, material de apoio para contação de historia e etc... Fomos apresentados um livro chamado Quando eu era menino, Ed. Paulinas, Autor Nelson Albissú, um livro muito bom... Ela fez a leitura do livro que nos encantou...
Depois cada uma relatou a sua infância... Tivemos emoções, lembranças lindas... Foi dado 01 papel para cada pessoa e ficava a critério de cada um, ilustrar ou escrever...
Por fim depois da socialização de todas, fizemos à leitura do POEMA de Cora Coralina – Não sei...

NÃO SEI...
Não sei... se a vida é curta...
Não sei... Não sei...
se a vida é curtaou longa demais para nós.
Mas sei que nada do que vivemostem sentido,
se não tocarmos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser:colo que acolhe,
braço que envolve,palavra que conforta,
silêncio que respeita,alegria que contagia,
lágrima que corre,olhar que sacia,amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo:é o que dá sentido à vida.
É o que faz com que elanão seja nem curta,nem longa demais,
mas que seja intensa,verdadeira e pura...enquanto durar.
Cora Coralina

VOU SEMPRE POSTAR DICAS DE LIVROS, TEXTOS E UM PEQUENO RELATO DO QUE ACONTECEU NOS NOSSOS ENCONTROS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Folheados