Curta a nossa página!

22 de Janeiro - Conhecer a hora de esperar e de agir é sabedoria que vale a pena pedir a Deus.

22 de Janeiro
Espera ativa
Leitura Bíblica:
Lucas 2.25-35
(Todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus (Rm 8.14).



Sabemos pouco sobre Simeão, de quem lemos hoje - na verdade, apenas aquilo que está escrito aí. Essas informações, porém, são suficientes para desenhar um perfil muito instrutivo dele. Dois dos seus aspectos eram bem comuns: pertencia ao povo de Israel, como quase todos naquele lugar, e esperava a "consolação" de Israel, ou seja, a restauração da nação, naquela época oprimida pelo Império Romano. O fato de ter sido justo e piedoso já não é assim tão óbvio: justiça e piedade podem ser muito bem fingidas. Existiam (e existem até hoje) grandes especialistas nessa arte. No caso de Simeão, porém, eram qualidades autênticas, porque lemos que o Espírito Santo estava sobre ele. De acordo com o versículo em destaque, isso demonstra que ele era filho de Deus.
Não sabemos como Simeão levava a vida. O texto não diz, mas sugere que ele já era idoso - ele não morreria antes de ver o Cristo do Senhor e, após tomar o pequeno Jesus nos braços, afirma que agora poderia partir em paz. Sua carreira estava completa. É fácil imaginar que uma pessoa assim não fizesse mais nada - era velho e esperava. Talvez passasse o dia cochilando. Entretanto, fica claro que não era assim. De qualquer forma, ele estava bem atento aos recados que deus teria para ele por meio do seu Espírito - e quando este se manifestou, Simeão não perdeu tempo. Tratou de atender ao aviso que recebeu e foi ao templo - o lugar lógico para encontrar alguém que Deus tivesse enviado - e lá encontrou o que esperava há tanto tempo.
Outros também esperavam a restauração de Israel: havia os zelotes, que tentavam resolver a questão pela violência, e aqueles que se acomodavam e tratavam de tirar da situação o proveito possível. De Simeão quero aprender a me manter ao mesmo tempo paciente na espera e alerta para as instruções de Deus - e então agir sem demora. - RK.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Folheados