Curta a nossa página!

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

UM NOVO AMIGUINHO!!!

  OBJETIVO:
# ESTIMULAR A INDEPENDÊNCIA DE MANEIRA PRAZEROSA E LÚDICA,
# VALORIZAR COMPETÊNCIAS E RELAÇÕES INTERPESSOAIS PARA AUMENTAR A AUTOESTIMA E AMPLIAR A AUTONOMIA.

O QUE FAZER PARA INTEGRAR UM ALUNO NOVO EM UMA TURMINHA.


# COMO SE COMPORTAR NA ESCOLA
O LIVRO EXPLORA A ROTINA DIÁRIA DE UMA ESCOLA E AS CRIANÇAS DÃO DICAS VALIOSAS PARA UMA BOA CONVIVÊNCIA EM SALA DE AULA E NO PÁTIO.
AUTORA: ARIANNA CANDELL
ILUSTRAÇÕES: ROSA M. CURTO
TRADUÇÃO: IRAMI B. SILVA
EDITORA: ESCALA EDUCACIONAL.


MÃE E FILHO CHEGAM EMPOLGADOS E CAMINHAM JUNTOS ATÉ A SALA DE AULA. MAS BASTA ESCUTAR "A MAMÃE TEM QUE IR EMBORA" PARA QUE O ALUNO CAIA NO CHORO. ATÉ QUE ENTRA EM CENA A PROFESSORA PARA AJUDAR O PEQUENO A CONQUISTAR MAIS INDEPENDÊNCIA. "É PRECISO EXPLORAR AS POTENCIALIDADES DA CRIANÇA, RESSALTAR ASPECTOS POSITIVOS E POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO", SUGERE HELOÍSA SCHAUFF, ESPECIALISTA EM PSICOLOGIA SOCIAL PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP). A DISTÂNCIA TAMBÉM CONTRIBUI PARA A INDEPENDÊNCIA. "O FATO DE ESTAR LONGE DOS PAIS JÁ POSSIBILITA UMA CONSCIÊNCIA MAIS INDEPENDENTE. É IMPORTANTE PERMITIR QUE FAÇAM TAREFAS SOZINHOS E PROMOVER BRINCADEIRAS INTERATIVAS", RECOMENDA CARINE ELEUTÉRIO, PSICÓLOGA CLÍNICA E MESTRANDA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) NO PROGRAMA DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO E SAÚDE NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA. 
DENTRE AS DIVERSAS PREOCUPAÇÕES A QUE UM PROFESSOR DEVE SE ATER NO INÍCIO DO ANO, UMA DELAS É DE SUMA IMPORTÂNCIA: A INTERAÇÃO DOS NOVOS ALUNOS OU QUANDO UM NOVO ALUNO CHEGA À ESCOLA. É PRECISO PROMOVER A INTEGRAÇÃO PARA QUE MUDANÇAS NÃO SEJAM SENTIDAS E, ASSIM, EVITAR PROBLEMAS DE RELACIONAMENTO. 
DE ACORDO COM A MESTRA EM EDUCAÇÃO E ESPECIALISTA EM AVALIAÇÃO DINEIA HYPOLITTO, A ESCOLA DEVE ESTAR PREPARADA PARA ESSA SITUAÇÃO E PLANEJAR ESSES MOMENTOS COM A EQUIPE DE PROFESSORES., AUXILIARES DE CLASSE, TODOS QUE VÃO TRABALHAR COM ESSA CRIANÇA. "UM NOVO ALUNO NÃO PODE CAIR NA ESCOLA DO NADA, TODO MUNDO TEM QUE ESTAR ENVOLVIDO PARA RECEBÊ-LO", EXPLICA ELA, E RESSALTA: "É IMPORTANTE O PROFESSOR FAZER UMTRABALHO DE GRUPO, SEMPRE VISANDO O COLETIVO, A INTERAÇÃO, INTRODUZINDO RODAS, QUE PERMITAM À CRIANÇA PARTICIPAR".
OUTRA SUGESTÃO DA ESPECIALISTA É TRABALHAR COM ESPAÇOS DE ATIVIDADES, PROMOVENDO A PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NOVAS - QUE PODEM AJUDAR NA MONTAGEM DELES. A CRIANÇA PODE ESCOLHER UM CANTO, POR EXEMPLO, DA ÁREA DE LEITURA, GIBIS, CONTOS DE FADAS: OU O CANTO PARA TRABALHAR ATELIÊ, PINTURA, DESENHO, CARTAS, E UM OUTRO, PARA TRABALHAR TEATRO, CAMARIM, BONECA, FAZ DE CONTA.
HÉ ESCOLAS QUE TAMBÉM CHAMAM OS PAIS PARA TRABALHAR COM OS FILHOS NA MONTAGEM DESSES ESPAÇOS - PARA O PAI DO NOVO ALUNO É MUITO IMPORTANTE ESSA PARTICIPAÇÃO. " A PALAVRA-CHAVE NESSE MOMENTO É TRABALHAR COM O GRUPO, POIS ISSO VAI FAVORECER UMA APRENDIZAGEM COLABORATIVA E A PARTICIPAÇÃO DE TODOS NA MONTAGEM DAS PRÓPRIAS ATIVIDADES", EXPLICA DINEIA. ELA RESSALTA QUE O PAPEL DO PROFESSOR É PROPICIAR OPORTUNIDADES. DAÍ A IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE PARA GARANTIR A INTERAÇÃO COM SEGURANÇA E CONFORTO.
OUTRA ATITUDE QUE AJUDA - E A ESPECIALISTA INDICA QUE SEJA A PRIMEIRA AÇÃO DA ESCOLA - É UMA ENTREVISTA SOBRE O ALUNO, QUE PODE SER FEITA PELO PROFESSOR.


NESSA CONVERSA É IMPORTANTE SABER QUANDO A CRIANÇA NASCEU, SUA ALIMENTAÇÃO, SE TOMA MEDICAMENTOS, SE TEM DIFICULDADE PARA SE RELACIONAR, DO QUE GOSTA DE BRINCAR ET. A PARTIR DAÍ O PROFESSOR VAI SABER QUE TIPO DE ATIVIDADE DEVERÁ TRABALHAR PARA QUE ELA INTERAJA MELHOR. "ALÉM DISSO, O PROFESSOR NÃO PODE TER PRESSA PARA QUE A CRIANÇA AJUSTE A ROTINA DELA COM A DO GRUPO. ISSO DEMORA UM POUCO E O PROFESSOR TEM QUE RESPEITAR. NÃO ADIANTA JOGAR ATIVIDADES SE NÃO ESTIVER DEIXANDO A CRIANÇA AJUSTAR A SUA ROTINA AO GRUPO E QUE ELA MANTENHA O JEITO DE SER", CONCLUI.
CONFIRA A ATIVIDADE SUGERIDA PELA PROFESSORA DO INSTITUTO MAIRIPORÃ, COM LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS E PÓS-GRADUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA, LITERATURAS E CINEMA, KARINA DE ALMEIDA KVINT VILLELA. " COMO EXPERIÊNCIA, POSSO GARANTIR QUE TANTO OS ALUNOS DA TURMA COMO OS RECÉM-CHEGADOS ADORAM ESSA ATIVIDADE. OS DA TURMA QUEREM EXPLICAR AOS NOVOS O QUE SIGNIFICA E OS NOVOS FICAM MUITO ANSIOSOS PARA FAZER PARTE DA ÁRVORE DA AMIZADE", COMENTA.

ÁRVORE DA AMIZADE

OBJETIVOS:
# TORNAR O AMBIENTE/CONVIVÊNCIA ESCOLAR AGRADÁVEL PARA OS ALUNOS E, PRINCIPALMENTE, PARA OS QUE CHEGAM APÓS O INÍCIO DO ANO LETIVO,
# ACOLHER UM NOVO ALUNO.


1- TODOS OS ALUNOS, NO INÍCIO DO ANO LETIVO, CONFECCIONAM SEUS PERSONAGENS, QUE OS REPRESENTAM. SÃO MOLDES DE "BONEQUINHOS" QUE DECORAM E ILUSTRAM DE ACORDO COM SUA PERSONALIDADE. OS PEQUENOS ADORAM PARTICIPAR DESSA ATIVIDADE, POIS TRANSPORTAM PARA AQUELE SIMPLES MOLDE O QUE SÃO OU GOSTARIAM DE SER.




2- ANTES DE INICIAR O TRABALHO, O PROFESSOR EXPÕE A IMPORTÂNCIA DA AMIZADE NA VIDA DAS PESSOAS E QUE PRECISAMOS UNS DOS OUTROS PARA REALIZAR, COM PROFICIÊNCIA, TODOS OS NOSSOS PROJETOS. DEVE-SE FALAR SOBRE OS LIMITES QUE PRECISAM SER RESPEITADOS NO CÍRCULO DE AMIZADES PARA QUE HAJA UMA CONVIVÊNCIA HARMONIOSA. TAMBÉM É INTERESSANTE FAZER A LEITURA DE UMA FÁBULA OU DE UM CONTO QUE DEMONSTRE UM CASO DE AMIZADE, PARA ILUSTRAR AINDA MAIS O TEMA EM QUESTÃO.


# COMO  SE COMPORTAR NAS FÉRIAS
COMEÇAM AS FÉRIAS DE PEDRO E SARA E OS DOIS SE DIVERTEM PASSANDO ALGUNS DIAS NUM ACAMPAMENTO NO LAGO, VISITANDO A CASA DE AMIGOS E O JARDIM ZOOLÓGICO, DORMINDO NA CASA DOS PRIMOS... EM CADA UM DESSES LUGARES, AS CRIANÇAS ENSINAM AO LEITOR COMO SE COMPORTAR, ENFATIZANDO A IMPORTÂNCIA DO RESPEITO, DA COLABORAÇÃO, DA EDUCAÇÃO, DA HIGIENE PESSOAL E AMBIENTAL.
AUTORA: ARIANNA CANDELL
ILUSTRAÇÕES: ROSA M. CURTO
TRADUÇÃO: IRAMI B. SILVA
EDITORA: ESCALA EDUCAIONAL.

3- DEPOIS DE TODOS OS PERSONAGENS PRONTOS, CADA ALUNO PENDURA O SEU NUMA ÁRVORE QUE PODE SER CONFECCIONADA EM E.V.A., CAMURÇA OU O MATERIAL QUE DESEJAR -, JÁ EXPOSTA NA SALA. CADA ALUNO/PERSONAGEM DEVE SER PREGADO DANDO A MÃO A UM OUTRO, PARA SIMBOLIZAR O LAÇO DE AMIZADE QUE, DESDE ENTÃO, ESTREITARAM. A ÁRVORE SIMBOLIZA O PROFESSOR, SEGURANDO-OS, PROTEGENDO-OS, ERGUENDO-OS.



4- QUANDO UM NOVO ALUNO CHEGA JÁ NO 2º BIMESTRE ENCONTRA UMA TURMA INTEGRADA E SENTE-SE "UM PEIXINHO FORA DÁGUA", POIS TUDO É NOVO, AMIGOS, PROFESSOR, ESCOLA ETC. ENTÃO, A ATIVIDADE DA ÁRVORE É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA QUE O ALUNO RECÉM-CHEGADO SINTA-SE SOCIALIZADO. A TURMA O RECEBE COM A SOLICITAÇÃO DE SEU PERSONAGEM PARA PENDURAR NA ÁRVORE.


FONTE: GUIA PRÁTICO DE EDUCAÇÃO INFANTIL NR. 105.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Folheados